____________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Arquivo do Blog:

03 março, 2010

Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana - 2010: O ano do Discernimento

2010: O Ano do Discernimento

Etapa do Projeto de Revitalização da Pastoral da Juventude Latino Americana

Em comunhão com a Grande Missão Latino Americana, impulsionada pela Conferência Episcopal de Aparecida/Brasil, a Pastoral da Juventude Latino Americana organizou um projeto de 4 anos com o objetivo de participar de modo ativo na tarefa confiada a Igreja do Continente.

Em 2010 o projeto está centrado na etapa do DISCERNIMENTO (veja guia base - roteiro). O chão deste exercício de discernir é sempre a realidade – a vida dos/as jovens – continuamos dois movimentos anteriores – Encantar e Escutar – acrescentamos o movimento de discernir (veja a síntese geral do projeto inteiro).

Esse movimento culmina com o III Congresso Latino Americano em setembro de 2010, na Venezuela. Neste movimento teremos a retomada do caminho, o Projeto de Revitalização da PJ: A vida dos/as jovens, o relato da Escuta que aconteceu no XVI Encontro Latino Americano em Cochabamba/Bolívia, em outubro de 2009 que nos ajudará a retomar o processo ou ainda, articular as nossas ações de evangelização da juventude.

O programa desta etapa está descrito no Roteiro Discernir que nos indicam o caminho a ser percorrido neste ano. Esta etapa encerra com o III Congresso Latino Americana da PJ para a preparação do mesmo temo o hino e a oração. Também estará disponível uma página web www.pjlatinoamericana.com com uma sequência materiais para nos apoiar no aprofundamento. Um texto do Pe. Hilário Dick, Brasil sobre a etapa do discernir, outro texto de Carlos Mesters e Francisco Orofino, Brasil Jesus Formando e Formador que foi apresentado na 3ª semana da catequese/CNBB e o instrumento de estudo sobre o Documento de Aparecida do Padre Alexis, secretário executivo do CELAM.

A preparação e a vivência serão motivadas por uma temática mês a mês. Temos até o III Congresso 8 (oito) meses. Este tempo de interação entre os jovens e adultos – coordenações e assessorias, onde leigos/as, religiosos/as, presbíteros e bispos envolvidos na missão e nos trabalhos de evangelização da juventude são convocados/as a entrar nesta ciranda.

O Congresso é um dos momentos mais chaves do caminho de Revitalização da PJ do Continente. Por isto, exige uma preparação cuidadosa tanto dos/as delegados/as, como de todas as Pastorais de Juventude e grupos convidados a participar do evento.

Participar do III Congresso de modo virtual, escutar as histórias dos/as jovens, fazer fotos para compor um grande painel é uma das tarefas, assim, como o encontro dos grupos de jovens, enviar suas idéias, para fazer parte de um grande tecido de várias cores.

Neste período, o Brasil tem a tarefa de mobilizar o continente, para o tema “Os diferentes rostos das culturas juvenil na AL e no Caribe” e para o exercício da leitura orante da Bíblia os textos 1 Re 3:3-14 e Lc 1, 26-38.

.
Carmem Lucia Teixeira
Equipe do Projeto Revitalização da PJ Latino-americana
.
.
.
.
Fonte: www.pjlatino.redejuventude.org.br
.

Um comentário:

  1. Temos que fortalecer as PJs. E esse blog é um instrumento importante pra que isso comece a acontecer.

    Parabéns pela iniciativa!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Receba as postagens por e-mail:

Busca no blog: