____________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Arquivo do Blog:

10 novembro, 2010

Atividades Permanentes das PJs - 2011 (Temas e Lemas)

Atividades Permanentes das PJs refletem sobre segmentos mais vulneráveis as mazelas

(Por Edney Santos Mendonça
Representante da PJ no CONJUVE)

As atividades permanentes das PJs sempre trazem em si reflexões sobre a vida da juventude, seus direitos e também sua luta.

A Semana da Cidadania que normalmente se realiza de 14 a 21 de abril ano que vem terá o tema: Juventude, terra viva. Vamos refletir a questão da Terra que mata tantos e tantas, mas também a juventude que é essa terra boa de que nasce grandes árvores que dão tantos frutos pra sociedade. O Lema: Da mãe terra, esperança e resistência, nos leva a repensar os modelos de desenvolvimento ao interior, ao campo, às comunidades ribeirinhas que tanto clamam pelos seus direitos e uma vida digna. A Parábola do semeador Mt 13, nos iluminará para vermos as terras em que cai a semente.

A Semana do Estudante que compreende o dia do estudante 11 de agosto, esse ano de ser de 8 a 14 de agosto, será iluminada pela Multiplicação dos Pães em Mc 6, 39-44, que iluminará a resistência e a perseverança dos jovens indígenas e negros que tanto sofrem desde a colonização desta Terra. O tema é: Juventude negra e indígena: comunidades de resistência. No Lema: Dos tambores e cirandas, à luta pela vida traremos tantos elementos da cultura destes povos dos quais o Brasil tem uma grande dívida social.

Encerrando nosso ciclo de atividades em 30 de Outubro de 2011 o Dia Nacional da Juventude traz um tema muito antigo, mas que tem ganhado cada vez mais força nos temos atuais. Vamos Valorizar a Mulher com o Tema: Juventude e protagonismo feminino. Assim, daremos mais visibilidade a tantas jovens que doam suas vidas nos grupos de base, nos movimentos populares e sociais, nas ONGs, nas cordenações das Pastorais e na sociedade Brasileira. Com sua energia, beleza e resistência construirá nosso Lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida. Tudo isso iluminado pela Mulher samaritana Jo 4,1-42.

Ano de 2011, ano de muita mística, muita luta, muita resistência em favor desses setores da juventude que são os mais atingindos pelas desisgualdades sociais.

FORÇA NA LUTA E NA RESISTÊNCIA!

___________________

Pessoas, desde já tomem nota e vamos procurar trabalhar os temas, na busca de uma sociedade mais justa e fraterna! Se faz necessário que busquemos trabalhar estes temas, pois infelizmente em nossa sociedade há essas desigualdades e pré-conceitos.
Precisamos buscar um mundo melhor e para isso devemos cuidar e manter o nosso planeta, achei muito importante a SdC fazer esse link com o tema da CF-2011 que é  “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema “A Criação Geme Como em Dores de Parto”. Na SdE, tendo como iluminação a "partilha dos pães", poderemos buscar realizar o verdadeiro milagre, que é o da partilha... de podermos partilhar com nossos irmãos e irmãs, sem distinções e pré-conceitos. E após um jubileu, de 25 anos, nada mais justo que o DNJ, dia tão especial, ser dedicado e levantar as bandeiras de lutas das causas femininas. Dando valor e importância à todas as mulheres, no exemplo de Maria e todas que seguiram e seguem a Cristo...

Bom... Vamos a Luta... Vamos à Evangelização!!!

Abraços e Força na Luta!
PAZ E BEM

Um comentário:

  1. Seu Blog ta muito legal, parabéns! Mas que tal colocar seu blog com dominio proprio, muito mais facil das pessoas aprenderem seu endereço. Caso tenha interesse entre em contato conosco pelo endereço www.carolleal.com.br.

    ResponderExcluir

Busca no blog: