____________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Arquivo do Blog:

04 dezembro, 2009

PJB - Atividades Permanentes de 2010 [Divulgados temas e lemas]

Pastorais da Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJR e PJMP) divulgam temas e lemas das Atividades Permanentes de 2010



As Atividades Permanentes são parte da ação evangelizadora do conjunto das PJ´s.
Possuem caráter ecumênico e missionário e pretendem ser parte de processos de mobilização e nucleação de grupos juvenis nos diversos espaços eclesiais, escolares e populares.
As Atividades Permanentes dialogam sempre com o tema da Campanha da Fraternidade, privilegiando a ligação orgânica da ação das Pastorais da Juventude com o caminho das reflexões da Igreja no Brasil e aprofundando o tema a partir da perspectiva juvenil.

Em 2010, as Pastorais da Juventude propõe que as Atividades Permanentes desdobrem o desafiante tema da CF, Economia e Vida; dialoguem com a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de Jovens e também com o jubileu de 25 anos da celebração do Dia Nacional da Juventude.

Abaixo, confira os temas e lemas das Atividades Permanentes 2010.

Semana da Cidadania
Data: 14 a 21 de abril
Eixo temático: Trabalho
Tema: Trabalho para a vida e não para a morte
Lema: Juventude: suando e sonhando, em marcha contra a violência
Referencial teológico: “Venham trabalhar na minha vinha, dilatar meu Reino entre as nações” (Mateus, 20)

A Semana da Cidadania propõe o tema do trabalho, tão presente no mundo juvenil. A partir do tema da CF, a SdC inspira os grupos a refletirem o trabalho como modo de construção de sua identidade e produção de sentidos para a vida. Ao mesmo tempo problematizar a mercantilização da pessoa e de sua força criadora no sistema econômico vigente, provocando-nos a pensar em novas formas solidárias de trabalho.

Semana do Estudante
Data:
09 a 14 de agosto
Eixo temático: Cultura
Tema: Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos
Lema: Juventude, muitas caras, muitas cores em marcha contra a violência
Referencial Teológico: “Na comunidade, partilhavam tudo entre si” (Atos dos Apóstolos, 2)

A Semana do Estudante traz um tema também muito próximo da realidade juvenil. Aprofundar o tema da cultura vai possibilitar aos grupos juvenis refletir o espaço comunitário, a beleza e o respeito à diversidade, o valor das culturas locais e do diferente. Enfim, a resistência e a memória, nossa terra, nossa história, nossos sonhos. A SdE continua dialogando com a CF e com a Campanha contra o Extermínio de jovens, por uma cultura da vida.

Dia Nacional da Juventude
Data:
24 de outubro
Eixo temático: Jubileu 25 anos
Tema: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história
Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência
Referencial Teológico: “Abra a mão em favor do seu irmão, do seu pobre, na terra onde você está” (Deuteronômio 15)

O Dia Nacional da Juventude 2010 será tempo de dar graças pelos 25 anos, fazendo memória do tempo passado e projetando passos e sonhos para o futuro! Jubileu é tempo de revisar as dívidas, de dar a liberdade! O DNJ nos convida a refletir quais dívidas sociais o Brasil tem com a juventude? Vamos saná-las para um tempo de liberdade e vida?Jubileu também é tempo de organizar a “casa”. O que está acontecendo com a nossa “casa” (sociedade)? Que “casa” nós queremos para os próximos 25 anos? Muitas proposições que vamos poder aprofundar no DNJ.

As três Atividades Permanentes compõem um processo. Os temas propostos querem ajudar os grupos jovens a viver esse caminho refletindo as dívidas sociais com a juventude, o chão que pisamos, suas marcas e cores para celebrar, sonhar e participar da construção de um tempo de justiça, tempo de Reino.

As Atividades deste ano querem também fortalecer a Campanha contra a violência e o extermínio de jovens, convidando a juventude para ir em marcha por outro mundo possível.

Fonte: Anchietanum

8 comentários:

  1. olá henrique... me chamo Francisco Xavier, Sou da cidade de Gravatá, Agreste Pernambucano, Sou coordenador da minha cidade a menos de um mês, e a 4 meses sou coordenador da diocese de caruaru, sao 19 cidades. Enfim gosto de trabalhar com a juventude... Sou pjoteiro de coração e parabenizo vc por essa iniciativa e qero tbm, pa se possivel vc add o meu e-mail p/ manter contata, pois acho muito importante conhecer outras pessoas e trocar experiencias com ela...



    francisco.gol@hotmail.com


    pj aqui, pj lá, pj em todo lugar.....

    ResponderExcluir
  2. Ola Henrique! Me chamo Vanderlúcia,sou da cidade Paraipaba Interior do Ceara,sou coordenadora da pj de minha cidade,gostaria muito de poder compartilhar com vc e trocar experiências sobre a pastoral,no dia 13 de maio fez um ano que estamos trabalhando com os jovens,é um trabalho muito gratificante e ao mesmo tempo um pouco complicado,pois são varios adolescentes com pensamentos totalmente diferentes.um abraço e espero sua resposta.

    vanderlucialima22@hotmail.com
    Paz e Bem Querido...

    ResponderExcluir
  3. OLÁ! Eu sou ildelany da cidade de conceição do araguaia, para. participo de um grupo de jovens e sou apaixonada pela pj, pelo seu jeito de trabalhar dentro da igreja e no meio popular. achei o mximo esse blog, é uma otima maneira de fazer crescer e despertar o interesse dos jovens pelo nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Olá Henrique,
    bom saber que existem jovens como você que gosta e divulga nossa pastoral. Esse ano nós de Cacoal/RO temos um enorme desafio. O DNJ será realizado em nossa Paróquia a Sagrada Família.
    Sou a Célia Coord. de grupo de base.
    ceia_sb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. olá povo pjoteiro amei o blog e gostaria de deixar explícito aqui a minha satisfação de ser pjoteira também. Sou da cidade de xique-xique Bahia, a pj aqui é muito forte graças a Deus. Temos um grande e gostosos desafio em 2010, o de recepcionar os missionários pois este ano é ano de santas missões populares para nós.sheiro a todos os pjoteiro/as de todo Brasil.AXÉ.GABRIELA COORD.GRUPO DE BASE

    ResponderExcluir
  6. o nome Pastoral já diz vem de pastor,porisso seremos pastores de nossa propria juventude valeu por ter criado este cantinho da PJ na net.
    juliocarlosvc@hotmail.com
    coord: pj de stª luzia

    ResponderExcluir
  7. Oláá Henrique...
    Me chamo Luri Mayara, sou de Brasilândia no Tocantins, e sou Pjoteira declarada.
    Venho aqui,demonstrar a minha imensa satisfação em fazer parte dessa grande família que é a PJ, e te parabenizar. Adoreii vc ter a iniciativa de criar esse espaço feito pra muitas pessoas que como eu amam ser da PJ e trabalhar com juventude.
    Beijos a todos os Pjoteiros e Pjoteiras do Brasil.
    Luri Mayara, membro da coordenação do grupo de base de Brasilândia - TO

    ResponderExcluir
  8. OI tudooo bein?eu tenho um enorme orgulho de ser pejoteira adorei o teu jeito de demostrar a pj e a juventude.
    Beeijooss a todos os pejoteiros do Brasil.
    Mt-Colider

    ResponderExcluir

Busca no blog: