____________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Arquivo do Blog:

17 março, 2010

Anel de Tucum

O Anel de Tucum
.
.
Este anel, extraído de uma palmeira da Amazônia (Bactris setosa) que têm como simbologia: o compromisso e aliança com as causas sociais e pelas lutas populares, geralmente são usados por pessoas que fazem parte das PJs, de Pastorais Sociais e Missionárias, de Movimentos Sociais, de ONGs, adeptos da Teologia da Libertação, membros de Partidos de Esquerda, etc., espalhadas por todo o mundo e em especial na América Latina.
Bom, vale dizer que muitos o usam sem mesmo saber seus significados e conseqüências. Assumir tal compromisso, lutar por justiça e se colocar a favor dos menos favorecidos é se opor às lideranças capitalistas que buscam lucros por meio da exploração e isso não é fácil, pois em muitos casos isso pode ser até mesmo perigoso.
.
Algumas pessoas usam na mão esquerda, outras na mão direita e ao que parece não existe diferença no significado, mas já escutei belas explicações:
.
“uso na esquerda, pois há uma veia no dedo anelar esquerdo que vai direto ao coração”
“a mão esquerda, é de força, simboliza para mim minha opção política (social/de esquerda)”...
“a mão direita é a que saúdo meus companheiros”

.
- Bonito, né!??
.
Creio que independente da mão, todos temos um ideal parecido: o compromisso com os menos favorecidos, o de busca e luta por uma sociedade mais justa e fraterna, o que para mim (e acredito que para muitos também!), trata-se da construção do Reino de Deus, da Civilização do Amor!!!

- Particularmente falando, acho lindo a mística e a simbologia que este anel tem! O peso que ele possui e se faz sentir!
Realmente não é fácil carregar, assumir, o que para mim faz parte da proposta do Projeto de Jesus!!!

Para finalizar: Trecho do filme “O Anel de Tucum":


"... É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas e as suas conseqüências”.

“... Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte...".

“... Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu?...”
.
Abraços e Força na Luta!!!

24 comentários:

  1. ir. Sandra17 março, 2010

    Muito lindo!!
    Eu topo usar este anel, ele realmente queima.
    queima o dedo esquerdo e o fogo chega ao coração.
    Quando olho pra ele no meu dedo esquerdo, sinto uma profunda alegria e quando encontro outro que também leva este anel já o sinto como um irmão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto. Também sou usuário do Anel de Tucum e conheço a mística e a história que envolve ele. Acho que quanto mais pudermos divulgá-la, será melhor. Gostaria de pedir permissão para reproduzir este texto no blog da Pastoral da Juventude do Vicariato Litoral, da Diocese de Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Me recordo do dia em que eu e me assessor Marcelo agraciamos o nosso grupo com o anel de tucum, por falta de equipamentos de imagem, fizemo um gesto bem simples ... mais com um grande significado ... eu sendo coordenadora lavei os pés dele como sinal de estar a sempre a serviço, foi um momento de união do nosso grupo ... um monte que não vamos mais esquecer .. e me orgulho mutio de ver aquela mulecada usando o anel com tanto carinho e passando a mensagem aos amigos, familiares ...
    Henrique ... muito lindoo o texto ... faz nos sentir com um grande tesouro nas mãos ... um simbolo de tanta luta ...
    Grande Abraço ..
    Dienefe Ichi

    ResponderExcluir
  4. Apenas obrigado por me fazer retornar as minhas origens.

    ResponderExcluir
  5. George Luiz20 março, 2010

    Olá, meu caro Henrique, belíssimo artigo.
    Os sinais nos une a uma causa ou a alguém. Este é o papel dos simbolos, que pena que nem todas as pessoas tem este conhecimento. Parabéns por disponibilizar estas informações sobre o Anel de Tucun por testemunhar o significado do mesmo em sua vida. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Olá Henrique...quanto tempo heim...fico feliz de saber que você segue nessa luta por igualdade e fraternidade a todos.....
    Um grande abraço

    Endrigo Antunes

    ResponderExcluir
  7. o anel de tucum é uma prova de simplicidade, sempre que se ganha um anel de tucum deve-se fazer um pedido antes de colocá-lo...

    ResponderExcluir
  8. É ISSO AÍ MEUS IRMAOS, A LUTA CONTINUA, GRAÇAS A DEUS TEMOS UM SIMBOLO TAO BONITO QUE NOS INDETIFICA, COMO COMPANHEIROS DE LUTA, NAO TENHAMOS MEDO DE USAR O ANEL DE TUCUM

    ResponderExcluir
  9. Olá Henrique,

    Acredito que usar o anel de Tucum é, não só, um compromisso com os menos favorecidos, mas um desafio pessoal, e constante, de reflexão sobre o nosso próprio individualismo. A luta por uma sociedade mais justa começa em se pensar no coletivo.
    Muita força à todos que encararam esse desafio...

    Parabéns pelo Blog!

    Abraços,
    Daniela

    ResponderExcluir
  10. Não uso mais. Resolvi passar pra frente a lição que o anel nos traz. Gosto de mostrar o que realmente o anel pode trazer nas escolhas do dia-a-dia. Se te perguntam: "É anél de compromisso?" "Aliança preta significa o que?".... Apenas responda: "Sim, aceitei mudar minhas atitudes abraçando a causa dos sem causa..." E siga em frente com a luta companheiro!

    ResponderExcluir
  11. Com toda a certeza o compromisso expresso no anel de tucum é fortificante. Confesso que não sabia de seu significado, até porque sou nova participante das Cebs, mas ao ir no 12º Intereclesial em Porto Velho, e ter conhecido a própria planta do tucum no coração da Amazônia, também conheci o significado através das belíssimas palavras de Dom Pedro Casaldáliga. Realmente foi emocionante.

    ResponderExcluir
  12. Linda a postagem...
    Lembro o dia que comecei a usar o anel...
    Lembro tbem de uma celebração dos Martites em um curso que participei do IPJ aki no SUl e a troca do anel com o companheiro.
    Que este anel arda eu seu dedo...
    simbolo simples com significado forte...
    compromisso verdadeiro com os pobres e oprimidos.

    ResponderExcluir
  13. Pe. Elautério Junior19 abril, 2010

    Olá rapaz... parabéns pelo blog...
    Ainda sábado dizia aos jovens da Paróquia que para usar o anel, tem de sentir queimar em si a indignação contra um sistema que os elimina, os ignora, e em outros tantos casos os manipula.
    Anel de tucum, compromisso com o projeto libertador de Cristo.
    Pe. Junior (Bagé/RS)

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo texto.
    Sou José Carlos e moro na Arquidioce de Maringá-Pr, participo da PJ faz uns 8 anos.
    Gostaria de adiquirir o filme Anel de Tucum,pois procuro por aqui e não encontro alguém que o tenha. Se você tiver e se for possível tirar cópia e mandar pelo correio para podermos passar para os jovens dos grupos de base.
    Quanto aos custos e como repassar é só me passar pelo -email:jcmedpj@yahoo.com.br

    Desde já um grande abraço pejoteiro e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  15. visite o orkut "artesanato da pj" e veja lindos trabalhos artesanais que eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço para adquirir aneis de tucum? Meu tel 6481502142

      Excluir
  16. EUTAMBÉM FAÇO ANEIS DE TUCUM, E FAÇO COM A CRUZ DA PJ DENTRO.

    ResponderExcluir
  17. Quero comprar de vc, como faço, meu tel e 6481502142
    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. @Selma Luiz,
    Seguem informações onde você pode adquirir Anéis de Tucum e outros artiqos!!!

    Cooperativa A Cor da Juventude!
    www.wix.com/cooperativapj/pjvv#!

    Ah, eles estão no facebook tb: http://pt-br.facebook.com/CooperativaACorDaJuventude

    Abraços e Força na Luta!

    ResponderExcluir
  19. Qual a opinião da Igreja sobre a Teologia da Libertação? Ela não é contra?

    ResponderExcluir
  20. Carlos Gabriel09 setembro, 2012

    "Bento XVI: A Teologia da Libertação foi um “milenarismo” que não se justifica hoje"

    se o Papa está dizendo isso não seria errado usar o anel de tucum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria melhor você conhecer mais sobre a TL e refletir, ao invés de receber uma opinião do papa como dogma ou verdade absoluta.

      Excluir
  21. eu uso no pescoso e na mao

    ResponderExcluir
  22. Olá, faço parte da PJ de Joviânia (que com certeza vc n conhece. É no interior de Goiás) Ganhei um anel de tucum hj. Eu amo essa mensagem q a PJ leva ao jovem. Dou minha vida pela PJ. No nosso grupo há poucas pessoas quem frequentam as reuniões, ás vezes fico muito desanimada e penso em desistir, mas lembro do exemplo de Jesus que mesmo diante de tantas dificuldades em sua caminhada nunca desistiu de levar o evangelho onde quer q fosse. Me senti muito bem nesse site. Parabéns pelo seu trabalho. esse é um modo de levar a PJ adiante.

    ResponderExcluir

Busca no blog: