____________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Arquivo do Blog:

22 abril, 2010

Voz Pejoteira - Dienefer Ichi

Recordar é Viver – Pastoral da Juventude
.

A PJ é minha vida, foi com ela que eu aprendi a ser gente da gente, a dar valor nas pequenas coisas, ser responsável por aqueles que amo, ser justa, ser humilde.
A Pastoral da Juventude transforma os jovens faz com que eles despertem o seu EU, despertem para o mundo, que tenha seu senso critico.
Na minha comunidade que é a Paróquia de Santo Antonio da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interiorzinho de São Paulo, uma cidade pacata e pequena de aproximadamente 50 mil habitantes. E nessa cidadezinha tem um grupo de PJ, a mais conhecida como a “bardeneira” que sai pela rua reivindicando seus direitos, é isso mesmo reivindicando seus direitos faz com que nós nos tornemos os baderneiros, isso acontece porque a grande parte da população não se preocupa com o bem social da juventude, não se preocupa com o futuro de seus filhos, a educação que ela precisa ter.
Mesmo com tantas dificuldades a PJ, o nosso grupo de jovens aquele que se reúne de sábado à noitinha, faz mudanças, faz o mundo girar e gritar os clamores de uma juventude sofrida de uma juventude sonhadora.
Me faz muito feliz falar dela porque ela me desperta uma alegria uma esperança de um mundo possível, de uma revitalização na juventude, revitalização de uma cidade, iniciando de nossas bases. Quando me falam de base, me vem na cabeça família, é família... E como é árduo o trabalho com as famílias e juntamente com os jovens. Temos um grande exemplo de jovem que é fortalecido por esse poder da PJ, vamos lá à história desse nosso herói:
.
Imagina um jovem de quase 2 metros de altura magrelo e que usa roupas largas, você olha e diz, esse ai é um “mano”, as pessoas tem mania de julgar pela aparência!
Queno, é como ele se chama, é o nosso "pau pra toda obra" sempre pronto pra ajudar e fazer o que for proposto, ele vem de uma família, que no momento está passando por algumas dificuldades, onde infelizmente estão tendo problemas com alcoolismo. Ele tem três irmãos, sendo um casado (com uma filha) que infelizmente é dependente químico. Sua irmã menina jovem, casada e com uma filhinha no momento também vem passando por alguns problemas em sua casa e, pois bem, talvez o mais “difícil”, seu irmão mais velho, também dependente químico, já teve muitas oportunidades, já teve ajuda mais nada adiantou, chegou até mesmo a ser jurado de morte muitas vezes, sofre por isso, sofre a família inteira porque vê o membro de sua família indo embora para uma “merda” de droga, e que por má influencia, falta de apoio e informação, acaba entrando nesse mundo, já foi preso e hoje em dia tem o mínimo de roupa para se vestir, não trabalha, faz alguns “bicos” (para sustentar o vicio) e como Queno diz: “meu irmão fumou tudo que ele tinha, ele tinha muita coisa, mas a droga fez ele vender tudo por preço de banana”, isso é triste, mas nosso grande amigo sempre diz que ao final vai dar certo.
Por isso de ser nosso herói, ele pelo contrário, quis, e é o “diferente”, menino que sempre se interessou pelas causas sociais, pelo trabalho comunitário, ele nos encontrou diz ele, "vocês estavam escondidos e os achei, estive entre duas portas e minha escolha foi justo vocês" (que azar!!! diz ele sorrindo), foi quando Queno entrou em nossa vida e não quis mais sair, é o pejoteiro querido nosso herói modelo de juventude de nossa paróquia...
.
Dedico essa postagem a ele, meu tão amigo e herói Queno.
.

"Vocês riem de mim por eu ser diferente, eu rio de você por serem todos iguais" – Queno

.
É com muita alegria que recordo tudo isso, e é com todas as nossas forças que nos dedicamos a essa constante luta para um mundo possível, agradeço esse espaço, peço desculpa também por algo que não deixei claro.
.

Muito Obrigado...
Lutar sempre!!! Desistir nunca!!!

Se é pra ir a Luta ???
EU VOU !!!
Se é pra estar Presente ???
EU ESTOU !!!
O que vale na vida da Gente ???
EU ESTOU !!!

O que vem de Deus
O que é de Deus
E permanece em Nós ...

Numa só força
Num só pensamente
Num só coração ... PJ!!!
.
.

Dienefer Ichi
Coordenadora da Pastoral da Juventude
Paróquia de Santo Antonio
Santa Cruz do Rio Pardo –SP
Diocese de Ourinhos
Arquidiocese de Botucatu
E-mail:
dieneferichi@yahoo.com.br
MSN: dieneferichi@hotmail.com

6 comentários:

  1. Pois é, ainda bem que tivemos a oportunidade de encontrar esse caminho, caminho de luta, de decissão... bonito o post...
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Pois é .. menina mulher ..
    Pejoteira de muita fibra e garra .. espero um dia ser com ela, tive a honra e a graça de Deus de conhecê-la pessoalmente..
    Que Negra Mariama e Deus possa iluminar sempre seu caminho ..
    Axé..

    ResponderExcluir
  3. O meu amores ... Muito Obrigado Doda ... tenho força com vcs e por vcs!!!!
    Fernandes meu anjo ... oxiii que honra que eu tenho em saber disso ... Obrigado como disse a Doda tenho força com vcs e por vcs...
    Obrigado por estarem comigo nessa luta.
    Paz e Bem !!!!!
    Dienefer Ichi

    ResponderExcluir
  4. Todo pjoteriro tem que ser diferente, tem que ter espírito jovem, vontade de viver, e especialmente de lutar contra as injustiças ao seu redor. Tem que tem temores, mas a coragem de vence-los e deninciar as injustiças, de levantar a sua voz a favor da juventude. Ser pjoteiro e viver pra si e especialmente para o outro.A pj consegue atraves de seu trabalho e de seus membros(que espero que sempre aumente) resgatar jovens que estavam perdidos, confusos e que eram considerados o "lixo"da sociedade. Hoje, posso falr com toda a certeza: TENHO ORGULHO DE SER UMA PJOTEIRA.
    Numa só força, num só pensamento, nem só coração.................PJ

    Quem sou eu? isso é o de menos, o que relamente importa agora é que eu vou fazer daqui pra frente, pois tomei uma decisao na minha vida: vou procurar viver realmente a PJ e leva-la a todos que precisarem.

    Obrigada pela atenção e desculpe qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  5. Osmose Comunitária

    É com muito pesar que vejo comunidades que agem de maneira osmótica (pra quem não conhece o assunto ou não se recorda, osmose é um tipo de transporte através da membrana plasmática, na qual a água atravessa a membrana e entra na célula, na tentativa de igualar as concentrações do interior da célula), de maneira totalmente seletiva. Assim como a membrana plasmática seleciona o que entra e o que sai da célula, as comunidades selecionam seus membros, julgando quem pode ou não participar, quem serve ou não pra ela. É para piorar a situação esse processo não ocorre somente em nosso meio social, mas também em nossas comunidades religiosas.
    É triste entramos em um lugar onde esperamos encontrar acolhimento, compreensão, perdão e humildade, e nos depararmos com outra realidade, uma comunidade que gira em torno do eu posso, em torno do poder.
    Sabe, desde criança aprendi que a Nossa Santa Igreja Católica nos ama e sempre está de portas abertas aos seus fiéis. Porém nos deparamos com situações contraditórias. Vocês sabiam que uma pessoa pode ser impedida de participar efetivamente de sua comunidade? Eu não sabia! A Igreja está de portas abertas, mas impede que quem já está trabalhando participe de suas atividades? Não consigo compreender. A pessoa só pode participar da Santa Missa, que aliás é de extrema importância na vida de uma católico, não existe católica verdadeiro sem que este participe de suas celebrações, mas não basta para a vida de cristão, pois este, assim que sente o desejo em seu coração, deve trabalhar em sua comunidade, em favor dos irmãos, trabalhando em nome do nosso Senhor, e não para os homens verem e darem “tapinhas em nossa costa “elogiando o que foi feito. O que a mão direita faz a esquerda não precisa saber.
    Somos rebeldes? Bem, se ser rebelde significa não ficar calado perante injustiças, se ser rebelde significa não ter medo de enfrentar os problemas de frente, se ser rebelde significa defender o irmão, então somos 100% rebeldes. Rebeldes com causa e objetivo.
    Pode retirar quase tudo da juventude, menos seu espírito jovem, de inquietação e luta, pois:

    Se é pra ir a luta?
    Eu vou!
    Se é pra está presente?
    Eu estou!
    O que vale na vida gente?
    É o amor
    O que vem de Deus
    O que é de Deus
    E permanece em nós
    Numa só força
    Num só pensamento
    Nem só coração
    PJ (sempre em nossos corações)

    Aline Cristina Silvestre
    Santa Cruz do Rio Pardo – SP
    04/10/10 na hora do almoço

    ResponderExcluir
  6. Querida Dienefer...
    Muita força e coragem!
    Lembre-se: SE O MESTRE (JESUS) SOFREU E DERRAMOU SEU SANGUE PELOS SEUS DISCÍPULOS... NÓS DISCIPULOS DEVEMOS FAZER O MESMO PELOS NOSSOS...
    Deus vos abençõe abundantemente.
    Att.
    Pe Antonio Moraes

    ResponderExcluir

Busca no blog: