____________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Arquivo do Blog:

12 maio, 2010

13 de Maio - Fim da Escravidão?

No dia 13 de maio comemora-se a Abolição da Escravatura no Brasil. A palavra "abolir" significa acabar, eliminar, extinguir. A escravidão foi oficialmente extinta nesse dia por meio da Lei Áurea. "Áurea", por sua vez, quer dizer "de ouro" e - por aí - você pode imaginar o valor que se deu a essa lei, com toda a razão. Afinal, o trabalho escravo é uma prática desumana.

Assinado pela princesa Isabel, em 1888, o texto da Lei Áurea é curto e bastante objetivo, como você pode ver a seguir:

"A Princesa Imperial Regente, em Nome de Sua Majestade, o Imperador, o senhor dom Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:
Art. 1º - É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil.
Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário."
.
Fonte: UOL
.
.
Perante essas informações e analisando o nosso contexro atual, todas as notícias que recebrmos sobre falta de emprego, de moradia, de condições trabalho, salário digno e de muitas outras coisas que ainda tornam as oessoas escravas, principalmente do sistema (injusto e desigual), temos o que comemorar? Será que de fato não há escravidão hoje? Essa lei realmente é colocada em prática? São questões pertinentes para avaliarmos a nossa posição na sociedade e o que estamos fazendo pelas mudanças! Não queremos uma sociedade onde sejamos escravos!!! Nossa luta é por direitos, principalmente de oportunidades e igualdade!!!
.
.
Abraços e Força na Luta!
PAZ E BEM

Um comentário:

  1. É verdade companheiro, com essa lei será que acabou a escravidão?
    Será que ainda não estamos escravidando quando pagamos crianças uma merreca para fazer a lida de casa tirando-a da escola e de sua infância? Um pai de família que é obrigado a trabalhar por mizeros centavos não está sendo escravizado?
    Quando falamos de escravidão só lembramos dos Negros que foram tirados de seu país, de suas culturas, seus costumes e muitas vezes nos pegamos axando isso normal afinal a escravidao já acontecia lá.
    Hoje será que muitos de nós ainda não vítima da escravidão?
    Pense Nisso, se concientiz e mude a realidad...
    abraços

    ResponderExcluir

Busca no blog: